Pastilhas Para Travões

Sabia que nos anos 80 as pastilhas de travões dos automóveis continham materiais com compostos minerais altamente cancerígenas? Por essa razão, nos dias de hoje, são usados compostos semi-metálicos menos agressivos para o meio ambiente.

Lembre-se que a sua segurança depende dos elementos do sistema de travagem e considere sempre que o tipo de condução e percurso contribui em muito para o desgaste provocado nos discos.

PastilhasTravao

O Roady recomenda: Na compra das pastilhas para os seus travões, opte sempre por uma marca de pastilhas que ofereça confiança e qualidade.

 

Pneus Usados

Sabia que dos milhares de pneus vendidos por ano, metade são depositados na natureza, degradam a paisagem, poluem o meio ambiente e aumentam o risco de incêndio?

A reciclagem de pneus produz matéria-prima para a construção de estradas, revestimentos de chão em escolas, pisos desportivos, telhados, sapatos e máquinas fotográficas. Além disso, os pneus usados são também valorizados como fonte de energia, nomeadamente energia eléctrica.

PneusUsados

O Roady recomenda: Faça a próxima mudança de pneus no Centro-Auto Roady mais perto de si, o Roady leva os seus pneus para reciclagem. Não se esqueça de verificar todos os meses a pressão dos pneus.

Uma pressão demasiado baixa aumenta a resistência ao rolamento (desgaste lateral) e o consumo de combustível. Uma pressão demasiado alta provoca um desgaste no centro do pneu, e uma menor aderência na condução.

 

Reciclagem de Baterias

Sabia que as baterias usadas recolhidas pelos Centro-Auto Roady são encaminhadas para unidades industriais de reciclagem de baterias, onde é efectuada a separação do plástico, do chumbo e do ácido?

O plástico é transformado em pequenos grânulos e reutilizado na produção de caixas e tampas de novas baterias. O chumbo, por sua vez, vai para um forno de fundição e é reutilizado no fabrico de novas baterias. O ácido é sujeito a um processo de neutralização e utilizado no fabrico de vidro, detergentes e têxteis.

ReciclagemBaterias

O Roady recomenda: Troque de bateria no Centro-Auto Roady mais perto de si e deixe a bateria usada. Connosco será encaminhada para unidades industriais de reciclagem.

A protecção do ambiente e da saúde constitui um dos maiores desafios que se colocam à sociedade moderna. O seu Roady assume cada vez mais o compromisso de salvaguarda da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável.

 

Recicle os Óleos do seu Automóvel

Sabia que o óleo de automóvel usado é ainda, nos dias de hoje, muitas vezes despejado nas redes de esgotos?
Assim, milhares de litros destes lubrificantes em fim de vida, acabam por se infiltrar e contaminar o solo e a água.

Os óleos de motor ou de travão abandonados na Natureza são altamente poluidores, pois contêm metais pesados e outros compostos tóxicos com elevada carga poluente que os tornam produtos residuais na natureza.

RecicleOleosAutomovel

Estima-se que estes compostos podem permanecer mais de 150 anos na natureza.

O Roady recomenda: Não despeje os óleos usados nos esgotos, depósitos de lixo ou na natureza. Procure o Centro-Auto Roady mais perto de si, para a mudança de óleo do seu carro. Nos nossos centros o óleo usado é devidamente encaminhado para operadores de gestão de resíduos licenciados para a reciclagem.

 

Mude Regularmente o Óleo

Sabia que o óleo protege activamente o motor contra a formação de depósitos de carvão gerados durante a combustão? Uma utilização correcta do óleo reduz a emissão de fumos, contribuindo para que a qualidade do ar seja mantida dentro dos níveis recomendados e eliminando o cheiro dos gases de escape, proporcionando também um melhor desempenho do motor.
O Roady recomenda: Mude regularmente o óleo do seu carro. Tenha atenção na escolha do óleo e no encaminhamento para o destino final adequado.

O óleo lubrificante usado constitui um resíduo perigoso e a sua correcta gestão é uma condição indispensável para a preservação do ambiente, contribuindo assim para um Desenvolvimento Sustentável.

Sabia que 1 Litro de óleo é suficiente para contaminar 1 000 000 Litros de água? Ao mudar o óleo no Roady está a contribuir para a protecção do ambiente. O óleo usado será regenerado e utilizado para produzir energia. Vá a um Centro-Auto Roady onde pode ficar a saber mais sobre a correcta utilização do óleo do seu automóvel.

MudeRegularmenteOleo
 

Pilhas e o Ambiente

Sabia que uma só pilha pode contaminar 600.000 litros de água? Quantidade superior ao que uma família de 4 pessoas consome durante toda a vida. Pense agora na quantidade de pilhas que já deitou para o lixo comum e faça as contas.
Deitar no contentor do lixo comum é estar a encaminhá-las para os aterros onde vão ser corroídas com o tempo, contaminando o solo e os lençóis de água. A natureza demora mais de 50 anos a reciclar uma pilha!

O Roady recomenda: Lembre-se que reciclar significa recapturar materiais (no caso das pilhas, Manganês, Zinco, Aço e Carbono) que voltam a ser usados em processos produtivos, sem que seja necessário retirá-los da natureza (diminuindo por exemplo a necessidade de recorrer à exploração mineira para a obtenção dos mesmos).

Deposite as suas pilhas e acumuladores usados, nos canais disponíveis de recolha selectiva. O Roady tem uma preocupação constante com o ambiente, por isso sugerimos que coloque as pilhas já utilizadas no Pilhão disponível, quando visitar a nossa loja.

PilhasAmbiente
 

Verifique os Filtros

Sabia que é importante fazer uma verificação dos filtros da sua viatura para que tenha menos consumo de combustível e diminua a emissão de gases poluentes?
Os filtros de ar evitam que as impurezas contidas no ar danifiquem internamente os componentes do motor contribuindo também para uma redução de consumo de energia.

Por sua vez, o filtro de combustível elimina as impurezas do combustível limitando o desgaste das peças de motor em funcionamento e retém a água que se encontra no combustível. O mau funcionamento deste filtro provoca desgaste prematuro do sistema de injecção electrónica do seu automóvel.

O Roady recomenda: Faça uma substituição periódica dos filtros de ar e combustível de acordo com o manual do veículo no Centro-Auto Roady.

VerifiqueFiltros
 

O Escape e o Ambiente

As alterações climáticas são identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na actualidade.

Sabia que é importante fazer uma verificação dos filtros da sua viatura para que tenha menos consumo de combustível e diminua a emissão de gases poluentes?

Este sistema desempenha de facto, um papel fundamental na redução da emissão de gases poluentes, ruídos, utilização de matérias-primas recicláveis, contribuindo assim para a redução do impacto ambiental, bem como para uma maior conservação e melhoria da potência do motor.

Um escape danificado pode causar não só emissão de ruído, como fortes deteriorações ao nível do motor. Quanto mais idade tiver um veículo mais rápido será o seu desgaste.

EscapeAmbiente

O Roady recomenda: Escolha o melhor percurso nas deslocações e tente antecipar o fluxo de trânsito. Uma viagem bem planeada é um bom recurso para poupar combustível. Poupe o seu carro e proteja o meio ambiente. Não devemos esquecer que algumas economias passam por gestos simples e diários.